Como?
Compartilhando conhecimento e engajando pessoas na estratégia.
O crescimento sustentável de uma empresa é resultado de alguns fatores. Uma boa estratégia, uma boa execução da estratégia e as pessoas certas.
Por isso acreditamos que investir nos funcionários é essencial e o caminho certo para buscar o aprimoramento do conhecimento e das habilidades das pessoas envolvidas no processo.
NOSSA ATUAÇÃO
Estratégia de Gestão de Pessoas
É uma iniciativa que busca integrar todos os processos de RH com a Intenção Estratégica da empresa. Procura dar visibilidade e sustentabilidade aos processos de Desenvolvimento Humano. Estabelece mecanismos para mostrar ao funcionário, ao seu gestor e a empresa os objetivos esperados para o negócio.
Este modelo constrói horizontes através de processos de aprendizagem e crescimento, e de processos de liderança e desenvolvimento e direcionando para um ambiente que acompanhe a constante mudança e transformação do mundo dos negócios.
O GEP É NORTEADO PARA ATUAR EM 3 CULTURAS:
- Cultura de Resultados
- Cultura de Equipe
- Cultura de Reconhecimento
O alinhamento das práticas de Gestão de Pessoas com a Estratégia do negócio é um caminho fundamental para criar valor para as empresas e pessoas, o que se torna um desafio para todas as organizações.
A Gestão
A Gestão de Pessoas e suas práticas são uma característica central para um RH estratégico. O grande desafio das organizações está em assegurar a execução da estratégia, seja ela dos negócios ou de pessoas, e cabe às lideranças o papel de alinhamento de todos os envolvidos.
Construções que devem acontecer:
Quebrar comportamentos obsoletos, sejam eles ocultos ou aparentes.
Criar comprometimentos transformadores.
Influenciar fortemente a cultura organizacional.
O que entregamos:
- Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas, com o desenho de um modelo de gestão e práticas de RH que ajudem na execução da dos objetivos do negócio.
- Desdobramentos dos processos de RH em objetivos alinhados à estratégia da organização.
- Alinhamento das práticas de Gestão de Pessoas com a estratégia da empresa.
- Construção de processos que apoiem o desenvolvimento de lideranças, fomentando o espírito empreendedor, fundamental para construir os resultados.
Processo de Aprendizagem Contínua
É um programa estruturado para formar, qualificar e desenvolver os funcionários, buscando trazer contribuição ativa no crescimento dos negócios e direcionado aos objetivos da empresa.
A sua construção está calcada em 3 eixos de aprendizado, de maneira a estar alinhada com as competências essenciais dos negócios, com os atributos das lideranças e os comportamentos e atitudes esperados dos funcionários.
Eixo da Aprendizagem Institucional
Seu foco é a formação e a sustentação da cultura organizacional, servindo como base para o desenvolvimento das pessoas.
Eixo da Aprendizagem Técnica
Seu foco é construir e desenvolver as principais competências técnicas focadas em processos e produtos, abrangendo as diferentes áreas do negócio.
Eixo da Gestão e Comportamentos
Seu foco está no desenvolvimento dos funcionários , das equipes e dos gestores. Abrange as competências interpessoais, de lideranças e gerenciais.
O que entregamos:
- Modelos de Liderança consolidados
- Desenvolvimento de Equipes
- Competências consolidadas
Como:
- Academia de Vendas
- Academia de Negócios
- TAP – Times de Alta Performance
- Escola de Líderes
- PDG – Programa de Desenvolvimento de Gestores
Sucessão e Talentos
A organização precisa construir mecanismos para assegurar sua longevidade. As principais práticas que irão contribuir para a continuidade do negócio passam pela estratégia da Gestão da Sucessão e Gestão dos Talentos. Mapear posições críticas e potenciais talentos contribuirão fortemente para este propósito de continuidade e crescimento da empresa.
O que entregamos:
- Desenho da Arquitetura Organizacional
- Plano de Sucessão – identificar e apontar os profissionais mais qualificados para posições futuras
- Gestão de Talentos / Potenciais – identificar profissionais para os desafios da organização
- Mapeamento das posições crítica
- Mapa de Talentos
- Identificação dos principais GAPS e potenciais dos profissionais
- Requisitos de Acesso – descrições do perfil das posições chaves
Processo de Reconhecimento Estratégico
Buscamos consolidar um conceito de gestão de maneira a mostrar aos funcionários o que se espera deles, suas responsabilidades, as competências requeridas para o seu desempenho e os ganhos se os resultados forem atingidos.
A gestão de performance é um direcionador para os funcionários e para a organização. Aqui acontece o alinhamento dos objetivos pessoais com a empresa. Através deste processo definimos os requisitos para o cargo, definimos e desdobramos os objetivos e alinhamos os propósitos através do contrato de metas. Os principais propósitos deste processo:
- Orientar o desenvolvimento do funcionário para os objetivos do negócio.
- Integrar as competências do negócio com o desempenho do funcionário.
- Assegurar que as competências e o desempenho gerem resultados.
- Desdobrar os indicadores para as posições críticas.
- Integrar as necessidades presentes e futuras de forma a construir o atendimento destas.
- Mapear as necessidades de recursos humanos, valendo-se do mapa de talentos.
- Alimentar o Mapa de Sucessão e talentos da organização.
- Implementar práticas de obtenção de resultados através da gestão do contrato de metas.
Gestão de Performance
Processos de liderança
Nossa atuação é voltada para preparar as principais lideranças e assegurar que os recursos disponibilizados à sua gestão permitam que os resultados sejam alcançados. É primordial que as lideranças entendam o seu papel no desenvolvimento dos funcionários, na retenção destes e no desenvolvimento de sucessores.
Objetivos e modelo
Nosso modelo apóia o desenvolvimento de competências para o crescimento do negócio, direcionando todos os esforços de educação para um processo de aprendizagem contínua. As competências precisam se refletir em comportamentos adotados no trabalho, que conduzem a um alto desempenho individual e, por sua vez, propiciam resultados superiores para a organização.
Atributos de liderança
Atuamos no desenvolvimento da gestão em todos os níveis organizacionais: líderes, supervisores, gerentes e diretores. Construímos programas de desenvolvimento que atuem na qualificação de líderes e na transformação da cultura para ajudar a construir o crescimento da organização. Nossa metodologia esta baseada no Modelo de Desenvolvimento de Líderes baseado no Sentir – Pensar e Agir.
MDL – Modelo de Desenvolvimento de Líderes (SENTIR – PENSAR E AGIR)
SENTIR
ENGAJAMENTO
PENSAR
DISCIPLINA
AGIR
VALORES
Nossos programas:
- Escola de Líderes
- TAP – Times de Alta Performance
- PDG – Programa de Desenvolvimento de Gestores
Cultura
Nesse ambiente atuamos na leitura de como são conectados ou interligados o desempenho individual com os processos de RH e com a estratégia do negócio para entender como estes são construídos e sustentados. Para a construção de um RH Estratégico é fundamental haver uma adequada conexão das práticas e políticas com os objetivos estratégicos do negócio. Esta é uma característica central da administração dos Recursos Humanos Estratégicos.
Remuneração Estratégica
Desenvolvemos projetos voltados a construção de práticas de remuneração que permitam a retenção, a valorização e o crescimento das pessoas.
O que entregamos:
- Programas de remuneração variável
- STI – Sistema de incentivos de curto prazo
- MTI – Sistemas de incentivos de médio prazo
- LTI – Sistemas de incentivos de longo prazo
- Programas de bonificação para todos os níveis de gestão e área comercial
- Gestão de Remuneração por Competências
Gestão da Mudança
As mudanças no ambiente de negócios são um grande desafio para as organizações e pessoas. A rapidez com que se faz necessário para ajustar processos e negócios às novas realidades de forma rápida e estruturada é um elemento chave para assegurar a sobrevivência e a competitividade do negócio.
O PROCESSO DE MUDANÇA ENVOLVE 3 COMPONENTES
- Especificação – é a base fundamental do processo.
- Mensuração – não se pode gerenciar aquilo que não se pode medir.
- Gerenciamento – compreende o cerne do processo. É definição de prioridades, metodologias e resultados.
O que entregamos:
- Planejamento das Etapas na Gestão da Mudança
- Gestão do conhecimento dos processos chaves
- Planejamento da Sucessão dos Key Users
- Qualificação em metodologia e gestão
- Desenvolvimento da Equipe
- Workshop da Gestão da Mudança
Desenvolvimento de Talentos
O alinhamento da estratégia com a organização e as pessoas é desafio para todas as empresas. O alinhamento organizacional é uma das características predominantes das empresas vencedoras. Ter pessoas certas, no lugar certo e no tempo certo, preparadas para os desafios e propósitos organizacionais é um fator chave para a sustentabilidade do negócio.
Nossa atuação:
Coaching
Processo de desenvolvimento pessoal e profissional de alto impacto em resultados. O coaching visa liberar o potencial de uma pessoa para sua performance e ajudá-la a aprender em vez de ensiná-la. Através de um processo provocador e desafiante, o coaching é um convite a mudança, a pensar diferente.
Mentoring
Processo de desenvolvimento e formação de pessoas em que um mentor apoia o desenvolvimento de competências de outro profissional para o crescimento na sua carreira tanto no ciclo atual como também no planejamento do ciclo futuro. O mentor é um indivíduo mais experiente que deseja contribuir com a formação de outras pessoas compartilhando seu conhecimento, experiência e vivência numa relação de confiança mútua.
Assessment
Serviço especializado de análise de perfil comportamental e psicológico para o desenvolvimento humano e profissional.
- RBP Strategic Experience
- ronaldo@rbpconsultoria.com.br
- 55 51 9 9701.2533